terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Design, Gamificação e Educação a Distância: o processo de gamificação de um conteúdo da Filosofia

Priscilla Maria Cardoso Garone confirmada como palestrante na VII Jornada Educação a Distância.

O tema de sua palestra será Design, Gamificação e Educação a Distância: o processo de gamificação de um conteúdo da Filosofia. 

A gamificação é conceituada como um processo de aplicação de elementos de jogos em contextos diversos. Tal aplicação na Educação a Distância exige a compreensão de uma complexa rede de agentes envolvidos, e propor soluções gamificadas para tal complexidade pleiteia um pensamento projetual para atingir um resultado insigne, para motivar e proporcionar autonomia aos usuários-estudantes no processo educativo. Diante disso, o estudo apresenta o tema da gamificação, através de pesquisa bibliográfica, e descreve a concepção, o desenvolvimento, e a aplicação de gamificação de um conteúdo da Filosofia, incorporada à Educação a Distância, por meio de uma experiência projetual do Laboratório de Design Instrucional (LDI) da Universidade Federal do Espírito Santo. Os resultados e a discussão apontam as particularidades desta modalidade educacional, e aspectos projetuais para a viabilização de aplicações futuras.

Priscilla Maria Cardoso Garone é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi, com pesquisa sobre o Design de Jogos para a Educação a Distância, e docente e pesquisadora do Departamento de Desenho Industrial da Universidade Federal do Espírito Santo. É bolsista UAB CAPES, coordenadora do Laboratório de Design Instrucional (LDI) e do Design em Quadrinhos (DQ), atua principalmente nos seguintes temas: Design Lúdico, Design de Jogos, Histórias em Quadrinhos, Ilustração, Design de Embalagem e Design da Informação. Possui mestrado em Design pela Universidade Estadual Paulista e graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário