Imagens

Palestras Educação a Distância Futuro Autógrafos Comes & Bebes João Mattar Sampa

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Design, Gamificação e Educação a Distância: o processo de gamificação de um conteúdo da Filosofia

Priscilla Maria Cardoso Garone confirmada como palestrante na VII Jornada Educação a Distância.

O tema de sua palestra será Design, Gamificação e Educação a Distância: o processo de gamificação de um conteúdo da Filosofia. 

A gamificação é conceituada como um processo de aplicação de elementos de jogos em contextos diversos. Tal aplicação na Educação a Distância exige a compreensão de uma complexa rede de agentes envolvidos, e propor soluções gamificadas para tal complexidade pleiteia um pensamento projetual para atingir um resultado insigne, para motivar e proporcionar autonomia aos usuários-estudantes no processo educativo. Diante disso, o estudo apresenta o tema da gamificação, através de pesquisa bibliográfica, e descreve a concepção, o desenvolvimento, e a aplicação de gamificação de um conteúdo da Filosofia, incorporada à Educação a Distância, por meio de uma experiência projetual do Laboratório de Design Instrucional (LDI) da Universidade Federal do Espírito Santo. Os resultados e a discussão apontam as particularidades desta modalidade educacional, e aspectos projetuais para a viabilização de aplicações futuras.

Priscilla Maria Cardoso Garone é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi, com pesquisa sobre o Design de Jogos para a Educação a Distância, e docente e pesquisadora do Departamento de Desenho Industrial da Universidade Federal do Espírito Santo. É bolsista UAB CAPES, coordenadora do Laboratório de Design Instrucional (LDI) e do Design em Quadrinhos (DQ), atua principalmente nos seguintes temas: Design Lúdico, Design de Jogos, Histórias em Quadrinhos, Ilustração, Design de Embalagem e Design da Informação. Possui mestrado em Design pela Universidade Estadual Paulista e graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Espírito Santo.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Abertura

A abertura da VII Jornada Educação a Distância será conduzida pela professora Angelita Marçal Flores.


Angelita é Mestre em Educação e Especialista em Informática pela Universidade do Sul de SC (UNISUL) com pesquisa na área de educação e tecnologia, graduada em Processamento de Dados pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atualmente é Pró-Reitora de Educação a Distância na Universidade Santo Amaro (UNISA) em São Paulo. Anteriormente, coordenou a área acadêmica e a capacitação docente do campus de educação a distância da Universidade do Sul de Santa Catarina. Atua ainda como autora em livros, materiais didáticos, pesquisadora e professora de Ensino Superior. Tem experiência nas áreas de Educação, Gestão e Tecnologia com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, gestão acadêmica, gestão docente, formação de educadores, formação de tutores, gestão de polos e ambiente virtual de aprendizagem.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Livros

Na VII Jornada Educação a Distância haverá lançamentos e autógrafos de livros de Educação a Distância e Tecnologia Educacional.

Será um prazer recebê-lo na Unisa!